Como era a Vida de um GUARDA de AUSCHWITZ? | Oskar Gröning
Historiou Historiou
278K subscribers
147,200 views
5.3K

 Published On Nov 4, 2023

🔴 Considere apoiar o canal:
▶ PIX: [email protected]

Oskar Groening, aos 94 anos foi acusado de ser um 'cúmplice' em centenas de milhares de assassinatos enquanto servia como oficial da SS em Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial. Em 2016, os promotores pediram uma sentença de três anos e meio para o ex-guarda de campo de concentração, que admite culpa moral, mas nega ter cometido um crime, pois ele não matou pessoalmente nenhum dos prisioneiros.

Em 1942, quando ele tinha 21 anos, Oskar Groening foi designado para Auschwitz. Ele quase imediatamente testemunhou a chegada de um transporte na "rampa" - a plataforma onde os judeus desembarcavam. "Eu estava na rampa e minha tarefa era fazer parte do grupo que supervisionava a bagagem de um transporte que estava chegando." Ele observou enquanto os médicos da SS separavam homens de mulheres e crianças e então selecionavam quem estava apto para trabalhar e quem deveria ser imediatamente gaseado. "Pessoas doentes eram colocadas em caminhões, Caminhões da Cruz Vermelha - eles sempre tentavam criar a impressão de que as pessoas não tinham nada a temer."

Ele estima que entre 80 e 90 por cento daqueles no primeiro transporte que ele testemunhou em setembro de 1942 foram selecionados para serem assassinados imediatamente.


FONTES:
▶ https://www.bbc.com/news/world-europe...
▶ https://www.bbc.com/news/world-europe...
▶ https://www.politico.eu/article/ausch...
▶ https://encyclopedia.ushmm.org/conten...

show more

Share/Embed