IMPULSO DE UMA FORÇA - EXERCÍCIOS - DINÂMICA - AULA 28 - Prof Boaro / ILIMIT EDUCATION
Professor Boaro Professor Boaro
1.26M subscribers
42,126 views
3.9K

 Published On Apr 24, 2018

Conheça a plataforma: www.professorboaro.com.br



Este é o vídeo da 28ª AULA de DINÂMICA do Prof. Marcelo Boaro.
Vídeo de resolução de EXERCÍCIOS!!!!
Em DINÂMICA estudamos o movimento dos corpos analisando cuidadosamente as causas deste movimento. Neste vídeo vamos estudar o IMPULSO DE UMA FORÇA.
Bons estudos e fiquem com Deus.

Deixo a seguir os links: PLAYLIST DE DINÂMICA
   • DINÂMICA - CONCEITOS FUNDAMENTAIS -  ...  



Aula 28 – IMPULSO E TEOREMA DO IMPULSO.
190. (MACK) As grandezas físicas A e B são medidas, respectivamente, em newtons (N) e em segundos (s). Uma terceira grandeza C, definida pelo produto de A por B, tem dimensão de:
a) aceleração.
b) força.
c) trabalho de uma força.
d) momento de força.
e) impulso de uma força.


191. (FATEC) Uma força variável, em função do tempo, é dada por F = 2t - 4, sendo F medido em newtons, e t, em segundos. O impulso da força F no intervalo de tempo t0 = 0 a t1 = 3s tem módulo em N.s,
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5


192. A intensidade (módulo) da resultante das forças que atuam num corpo, inicialmente em repouso, varia como mostra o gráfico.

Durante todo o intervalo de tempo considerado, o sentido e a direção dessa resultante permanecem inalterados. Nessas condições, a quantidade de movimento, em kg.m/s (ou N.s), adquirida pelo corpo é:
a) 8.
b) 15.
c) 16.
d) 20.
e) 24.


193. (ITA) A figura adiante mostra o gráfico da força resultante, agindo numa partícula de massa m, inicialmente em repouso. No instante t2 a velocidade da partícula, V será:

a) V = [(F1 + F2)t1 - F2t2] / m
b) V = [(F1 - F2)t1 - F2t2] / m
c) V = [(F1 - F2)t1 + F2t2] / m
d) V = [(F1t1 - F2t2)] / m
e) V = [(t2 - t1) (F1 - F2)] / m


194. (UFSCAR) O airbag tem provado salvar vidas. De acessório opcional, é agora um dispositivo de segurança que deverá estar presente em todos os automóveis.


Mas essa inovação tecnológica não é privilégio da humanidade. Há séculos, a natureza emprega os mesmos princípios mecânicos em uma ave, o atobá, mais conhecido como mergulhão.


Em vôo, após ter avistado um cardume, esta ave fecha suas asas e se atira verticalmente em direção às águas, atingindo-as com velocidades próximas a 150 km/h. Assim como os carros modernos, o atobá possui um pequeno airbag natural.
Trata-se de uma bolsa em seu peito, que é inflada com ar momentos antes do choque violento com a água.
(Animal Planet/documentários. Adaptado.)
a) O motorista do quadrinho certamente não está protegido pelo seu travesseiro. Em situações idênticas, considere um choque sem bolsa de ar e outro com bolsa de ar. Como se comportam qualitativamente o impulso e o tempo de interação em cada um desses choques?
b) Suponha que, durante o choque do atobá contra a água, a força de interação tenha as intensidades representadas pelo gráfico:

Qual será o impulso neste caso?

show more

Share/Embed