VOLVO 510cv - Ônibus Mais Potente do Brasil
VOLANTÃO VOLANTÃO
261K subscribers
80,116 views
3.8K

 Published On Aug 24, 2022

A Volvo acaba de lançar seu novo chassi B510R para ônibus rodoviário no Brasil, assimindo a liderança como mais potente do Brasil.
Na última década, a liderança em chassis de ônibus maiores, mais tecnológicos, e com motores mais potentes, pertencia à Volvo com 450cv, Scania com 440, e mercedes com 428, porém, neste ano, se adaptando a nova fase euro 6 de emissão de poluentes por motores a diesel, essas marcas apresentaram suas novas motorizações, aproveitando para estrear também vários outros sistemas mecânicos e eletrônicos visando melhorias no conjunto para maior eficiência e menor consumo de combustível.
A volvo utilizava o motor de 10,8 litros, mas agora passou para os ônibus os novos motores de 13 litros com tecnologia Euro 6, o mesmo utilizado nos caminhões FH.
Segundo a marca, é o ônibus mais potente, inovador e moderno que a Volvo já criou, e reflete todo o legado de inovação da marca.
O novo motor euro 6 possui a tecnologia Common Rail, e os veículos trazem a conhecida tecnologia de Aceleração Inteligente Volvo, aperfeiçoamentos como bomba de água eletrônica, e um compressor de ar que desacopla quando não está trabalhando, para aliviar o trabalhado do motor.
Além disso, os ventiladores do radiador e do Intercooler são elétricos e só são ligados, parcial ou totalmente, quando é necessário, reduzindo a perda mecânica e hidráulica.
A transmissão dos novos chassis é a renomada I-Shift, que em sua 7ª geração permite trocas de marcha ainda mais rápidas e suaves. Esse conjunto de inovações faz com que os novos ônibus com chassis pesados Volvo Euro 6 sejam até 9% mais econômicos dos que seus antecessores.
Disponível a partir de 2023, os novos Volvo terão versões 4×2, 6×2 e 8×2, nos modelos B380R, B420R, B460R e B510R. Na versão 8×2, a capacidade chega a 29,25 toneladas.
No posto do motorista, também são várias inovações, como novo painel de instrumentos totalmente digital, novo volante de couro com os controles do piloto automático e do computador de bordo.
O Volvo chegou então levemente mais potente que o Scania, também apresentado como o novo chassi para as normas de 2023, também com motor de 13 litros, os scanias tem opções de 370, 410, 450, e 500cv.
Na mesma ocasião, lat bus 2022, também foram apresentadas várias novidades em carrocerias para ônibus, como os busscar com a tecnologia de câmera retrovisora digital, e a Nova linha de Invictus, com o novo DD, disponível até em verão 8x2 de 15 metros, com capacidade para configurações de 28 a 68 passageiros, apto para os novos chassis Scania K500 e volvo B510R.
A mercedes também apresentou sua nova linha de ônibus 2023, com novos motores diesel com a exclusiva tecnologia BlueTec 6 para atendimento à legislação de emissões Euro 6.
Agora também com novas motorizações, começando pelos OM924LA, e OM926LA, e mais potente OM460LA, com potências entre 381 e 449cv, sendo a maior potência, de 449cv, disponibilizados nas versões 6x2 e 8x2 de ônibus rodoviários, os RSD e RSDD, respectivamente, ideais para carrocerias de dois pisos.
Dentre as novidades, está também a nova transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas, com melhor escalonamento de marchas. A alavanca seletora agora está localizada na coluna de direção.
Em geral, as melhorias em todas os novos chassis dessas marcas são semelhantes, focadas em potencia com economia, aliada à máxima conectividade entre softuweres e sistemas eletrônicos voltados para segurança, conforto, e redução do custo operacional dos equipamentos. Mas por fim, em tempos de potência do motor, embora vários outros fatores e especificações sejam relevantes, a volvo lidera com o B510R, em seguida Scania com o K500, a Volvo ainda tem a terceira opção mais potentes, o B460R, e a Scania, a quarta colocação com o K450, e por fim, a mercedes com o O500 de 449cv.


#volantão #volvo #onibus #euro6

show more

Share/Embed