TRAVESSIA ATACAMA (CHL) A SALTA (ARG)
Márcio Dib Márcio Dib
507 subscribers
80 views
4

 Published On Jul 19, 2020

Seguindo com minha Primeira Expedição para a América do Sul, parti de San Pedro do Atacama (pequena cidade situada num planalto elevado na Cordilheira dos Andes no nordeste do Chile) em pleno Deserto do Atacama (considerado o deserto mais alto do mundo) pela Rota 27 até a fronteira rodoviária com a Argentina conhecida como Paso Fronterizo de Jama, sendo esta a fronteira mais ao norte entre os dois países, situada em uma região de montanhas a uma altitude de 4.200 metros acima do nível do mar.
Ao atravessar o Paso Fronterizo de Jama segui pela Rota Nacional 52, já em território da Argentina, cujo caminho pavimentado é o de maior altitude entre os dois países e no seu ponto mais alto atinge 4.840 metros acima do nível do mar. A Rota Nacional 52 consta como uma das mais perigosas do mundo, em razão da travessia da Cuesta del Lipan (extremamente sinuosa e em altas altitudes), onde motoristas constantemente desmaiam ou tem reações diversas por altitudes, causando acidentes, já que a partir dos 3.700 metros de altitude, o corpo humano absorve apenas 50% do oxigênio, o que dificulta a respiração e pode causar mal-estar. Nesta situação, é importante se manter hidratado para amenizar os sintomas e também se recomenda tomar o chá da folha de coca.
Em área mais plana da Rota Nacional 52 (na parte noroeste da Argentina – Províncias de Jujuy e Salta) com altitude de 3.450 metros acima do nível do mar fica situada a gigante e famosa Salinas Grandes - terceira maior salina do mundo -, uma grande placa de sal de 212 km², com espessura de 10 a 50 cm e é também conhecida por ser um vasto deserto plano e branco cortado pela Rota 52, distante a 72 Km da cidade de Purmamarca.
Pouco depois da passagem por Purmamarca (ainda na Rota Nacional 52 - Argentina) o trajeto segue pela Rota 9, em direção a San Salvador de Jujuy - capital da província de Jujuy, cidade situada próximo à porção sul do cânion da Quebrada de Humahuaca, que acompanha a Rota 9 ao norte, indo até Salta (ARG). Ao todo são 11h40 de viagem entre San Pedro do Atacama (Chile) e Salta (Argentina).

show more

Share/Embed