"UMA RELAÇÃO PERIGOSA" | Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir
Inspiração Literária Inspiração Literária
175K subscribers
10,127 views
409

 Published On Aug 13, 2021

Na relação amorosa o amante é pura fuga de si-mesmo em direção ao outro, no qual a liberdade daquele constitui-se como objeto para este, segundo a abordagem de Jean-Paul Sartre. É, na verdade, uma recusa da pessoa que ama em reconhecer-se sujeito, alienando-se do seu papel enquanto indivíduo detentor de uma subjetividade. Em outras palavras, o ser-que-ama coloca-se para o outro como aquele que se compromete inteiramente e se experimenta como uma simples coisa a ser “possuída”, “apropriada” por uma transcendência absoluta que lhe fundamenta e lhe confere sentido.

“É essencialmente um logro e uma remissão ao infinito, posto que amar é querer que me amem, logo, querer que o outro queira que eu o ame. (…) Esta não procede, como geralmente se diz, da indignidade do ser amado, mas de uma compreensão implícita de que a intuição amorosa, enquanto instituição-fundamento, é um ideal fora de alcance”.

Nesse sentido, o amor tem como traço característico o flagelo e a desventura. O amor se revela fundamentalmente como auto-destrutivo.

Em suma, a relação que estabelecemos com o outro (especialmente na questão amorosa) é de intenso conflito e marcada pela contradição. Para isso não existe saída, pelo menos para o filósofo Jean-Paul Sartre. Ou somos sujeitos reconhecidos em nossa liberdade para com o outro, ou ventríloquos manipulados por esse outro-sujeito. Conforme assinala o próprio filósofo: “A liberdade do amante, em seu próprio esforço para fazer-se amar pelo outro como objeto, aliena-se desaguando no corpo-Para-outro, ou seja, produz-se surgindo na existência com uma dimensão de fuga para o outro; é perpétua recusa de colocar-se como pura ipseidade, porque esta afirmação de si como si mesmo envolveria o desmoronar do outro como olhar e o surgir do outro-objeto, logo, um estado de coisas em que a própria possibilidade de ser amado desaparece, posto que o outro reduz-se à sua dimensão de objetividade”.

SEJA MEMBRO -    / inspiração literária  

#Sartre #SimoneDeBeauvoir #Filosofia #livros #existencialismo #escritores #escritoresfranceses #leitura #ler #existencialismodesartre #filosofiadesartre #feminismo #relacionamentoaberto #amantesdaliberdade #liberdade

show more

Share/Embed