VITAMINA E: para que serve? Onde encontrar vitamina E? A vitamina E previne envelhecimento celular?
Médico para toda vida Médico para toda vida
285K subscribers
37,684 views
3.5K

 Published On Jun 23, 2022

👉Conheça o "Saúde de Elite: como prevenir e tratar doenças crônicas". Link aqui:
https://drcarlocunha.kebook.com.br/cu...

O que é e para que serve a vitamina E? Pra quem é indicado vitamina E? Quais são os alimentos que contém vitamina E? Quais são os sintomas da falta de vitamina E? O que a falta de vitamina E pode causar? O que a falta de vitamina E causa no corpo? Qual a fruta que é rica em vitamina E? Qual a maior fonte de vitamina E? Como aumentar a vitamina E?

No vídeo de hoje aqui do Médico Para Toda Vida nós vamos falar sobre a vitamina E. Pra que serve a vitamina E? Onde se encontra? Quais os benefícios da vitamina E? O que acontece quando a vitamina E fica reduzida no organismo? O que a falta da vitamina E pode causar? E se ela ficar aumentada, em excesso de quantidade, isso pode nos trazer problemas? Qual a fruta que é rica em vitamina E? E por que se dá vitamina E no momento do nascimento para algumas crianças que nascem prematuras?

A vitamina E, ou tocoferol (que é o seu nome científico), é um antioxidante - com isso ela também ajuda a proteger as células contra lesões causadas pelos radicais livres. E assim como as vitamina A, D e K, a vitamina E é uma vitamina lipossolúvel - ou seja, ela se dissolve nas gorduras - eu expliquei isso melhor no primeiro vídeo da nossa série sobre vitaminas aqui do canal - o link está aqui em cima.

E além desse efeito antioxidante, o tocoferol (a vitamina E) tem um papel anti-inflamatório; na pele ela ajuda a melhorar a cicatrização; a vitamina E está relacionada e é importante para a formação de alguns hormônios sexuais - isso faz a gente poder dizer que a vitamina E possui um papel importante para a fecundação também.

E onde a gente encontra vitamina E? As principais fontes de vitamina E são os óleos vegetais, em especial o óleo de girassol; azeite de oliva também é uma boa fonte; as castanhas, nozes, avelã também são ricas em vitamina E; os cereais integrais também são fonte de vitamina E - fica a dica: prefira, na medida do possível, arroz integral - ele é uma boa fonte de vitamina E.

O espinafre também é fonte de vitamina E e quando a gente chega nas frutas a principal fonte para vitamina E é o abacate; mas ele vem seguido de perto pela ameixa, a manga e o mamão.

Ou seja, sem erro: comendo essas coisas que eu falei aqui agora é muito difícil que você venha a ter carência de vitamina E. A deficiência de vitamina E é rara em adultos. Existem algumas doenças que atrapalham a absorção da vitamina E - fibrose cística, doença de Crohn, doença celíaca, insuficiência pancreática - nessas situação pode ser necessário suplementação.

Fora isso não há indicação para suplementar vitamina E quando você consegue encontrar as quantidades necessárias e suficientes nos alimentos que a gente falou aqui.

Mas só pra você saber e eu não deixar passar aqui nesse vídeo informativo sobre vitamina E. Caso a pessoa venha a ter alguma deficiência do tocoferol os sintomas são muito inespecíficos: dor de cabeça, fraqueza muscular, pode apresentar uma alteração da visão, com a visão dupla, algum episódio de tontura - mas como eu disse é muito raro casos de hipovitaminose E.

E também é raro a hipervitaminose - quando a vitamina E está aumentada. Talvez isso possa ocorrer se a pessoa fizer alguma reposição suplementar sem uma indicação específica - nesses casos, como a vitamina E é lipossolúvel ela poderá se acumular e ficar em excesso também no organismo. Mas também nesses casos os sintomas são imprecisos - pode apresentar diarréia - problemas de má-absorção intestinal - mas nada muito específico.

Pra finalizar aquela palavrinha sobre o por que as crianças que nascem prematuras podem precisar de vitamina E no período pós parto? Isso acontece porque apenas pequenas quantidades de vitamina E atravessam a placenta e chegam para o bebê - isso faz com que as reservas de vitamina E nos recém nascidos seja relativamente baixa - e isso é mais acentuado nos prematuros que acabam apresentando maior risco para deficiência de vitamina E.

E crianças prematuras com deficiência importante de vitamina E podem acabar apresentando formas graves de anemia - por isso nessas situações se faz a suplementação ao recém nascido nessa situação para corrigir a deficiência. E depois de corrigido o problema e leite materno vai acabar oferecendo para a criança toda a vitamina E necessária para seu desenvolvimento.

#vitaminae #vitaminas

show more

Share/Embed