Guimarânia, MG – Cidade para passear, morar e investir.
Naeco Naeco
6.73K subscribers
774 views
64

 Published On Sep 6, 2024

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Guimarânia no Triangulo Mineiro, filmado nas ruas, estradas rurais, rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
O acesso a cidade de Guimarânia é feito pela rodovia BR 365 entre as cidades de Patrocínio e Patos de Minas e está a 418 Km da capital Belo Horizonte.
Escrever sobre a origem de municípios de Minas Gerais é uma tarefa difícil. Existem poucos registros oficiais da época e, os poucos, sob domínio das coroas Portuguesas, Espanholas e do Vaticano, provavelmente eram tratados como segredo de Estado.
A maioria do que conhecemos hoje são raros documentos oficiais liberados, que por segurança que a época exigia, podem conter distorções com a realidade e outros de domínio público, são interpretações de cartas e contos da época por historiadores da atualidade.
Em uma das minhas pesquisas questionei, a um historiador, sobre a dificuldade de se montar a árvore genealógica de famílias brasileiras, mesmo com uso das tecnologias atuais disponíveis, mas que ainda permitem duvidar a paternidade de filhos que não sabem quem são seus pais, pais que acham que são e outros que são e não sabem. Imagine então no início da nossa colonização quando, a promiscuidade reinava literalmente, as informações de posses, paternidade e morte eram registradas apenas pela fé pública.
As informações que existem, quanto a origem de Guimarânia, tem a passagem de Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera como o primeiro explorador a passar pela região, mas foi o bandeirante Lourenço Castanho Taques, em suas explorações por ouro e pedras preciosas, quem mais influenciou na criação do povoado de Serra Negra da Boca da Mata. Este nome era uma referência do começo de uma mata fechada e escura onde foram abertas estradas para o trânsito entre locais de produção de ouro e diamante e, algumas famílias foram se instalando, atraídas pelas belezas naturais, terras férteis com rios e córregos excelentes para a criação de animais e formação de lavouras.
Para consolidar a criação do povoado da Serra Negra da Boca da Mata, os primeiros habitantes fizeram uma grande cruz em madeira de aroeira, instalada bem firme no chão onde ao seu redor o povoado se formou.
Em 1938 o povoado se torna distrito de Patos de Minas com o nome de Guimarães. Em 1943 muda o nome para Guimarânia e em 1º de março 1963, se desmembra de Patos de Minas para se elevara município.
Hoje, agosto de 2024, o município de Guimarânia conta com uma população de aproximadamente 8.500 habitantes, com um domínio territorial de 370,807Km², em altitude de 915m e é banhado por córregos e ribeirões afluentes do rio Espírito Santo que pertencem a bacia do Rio Paranaíba.
Os municípios que fazem divisa com o município de Guimarânia são: Patos de Minas, Cruzeiro da Fortaleza, Patrocínio e Coromandel.
A base da economia do município de Guimarânia é a agropecuária e a prestação de serviços.
As lavouras de ciclo curto são rotacionadas e com duas culturas ao ano, como sorgo, soja, milho, e hortaliças com uso de tecnologia de ponta em terras de topografia mecanizável. O café, frutas e o fumo de corda também ocupa uma área expressiva no município.
Na pecuária o melhoramento genético e manejo do rebanho são prioridades na produção de carne suína e bovina, leite, mel e própolis com destaque também para a criação de cavalos manga-larga e muares.
A cidade é muito agradável, bem cuidada e sua população parece uma grande família com pessoas que parecem saber que são os maiores responsáveis pela cidade que tem.
No turismo, além da natureza que atrai muitos praticantes de esportes radicais e observadores de suas belezas naturais a cidade também tem uma vasta agenda de eventos organizando festas populares, exposições e comemorações religiosas para você se divertir, morar ou investir em Guimarânia.



Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
   / @naeco  

Produção: Revista Digital Naeco
https://www.naeco.com.br
Música: Livre
Autor: Humberto Furtado
Contato: (31) 9 9899-9279 (WhatsApp)
mail: [email protected]

show more

Share/Embed