Fomos de trotinete à Cova do Vapor / Ep.26
The Man on Wheels The Man on Wheels
446 subscribers
1,391 views
32

 Published On Nov 20, 2020

QUEM NUNCA FOI À COVA DO VAPOR NUNCA FOI A LUGAR NENHUM

A Cova do Vapor é uma povoação, ou uma aldeia, como lhe quisermos chamar, situada na junção do Rio Tejo com o Oceano Atlântico, na margem oposta a Lisboa. A localização é, portanto, ambiciosa. É um lugar com várias singularidades, algumas surrealistas, outras divertidas, outras dramáticas, e que não nos consegue deixar indiferentes, nem que seja pelo desafogo das vistas.

A comunidade da Cova do Vapor terá surgido por volta dos anos 20 ou 30 do século passado. Até essa altura havia na margem Sul da foz do Tejo um extenso banco de areia. Era a chamada golada do Tejo, uma ligação terrestre entre a Trafaria, a Cova do Vapor e o Forte de São Lourenço do Bugio, construído em 1590. Cerca de 100 anos mais tarde aí foi erguido o Farol do Bugio, posteriormente destruído pelo terramoto de 1755, e finalmente reedificado vinte anos depois. Hoje em dia isto pode parecer surpreendente, por isso insisto nesta ideia, mas efectivamente ia-se a pé, por este areal entretanto desaparecido, da Cova do Vapor até ao Bugio.

A golada do Tejo, de que já só restará a restinga do Bugio, e que servia de quebra-mar natural, começou a desaparecer no final da década de 40, pela força da erosão costeira e pela retirada massiva de areias para a realização de aterros entre Belém e Algés. O desaparecimento da golada do Tejo é uma das causas possíveis, senão mesmo prováveis, para a constante perda de areias nas praias da Costa de Caparica. As imagens de satélite actuais, que hoje todos podemos facilmente consultar na Internet, mostram ainda os resquícios desse extenso banco de areia.

Nas dunas desse areal existia um conjunto de casas de madeira assentes sobre estacaria, do tipo palheiros de pescadores, construídas em parcelas alugadas aos seus proprietários, imagine-se, pelo Porto de Lisboa. Este núcleo piscatório terá tido alguma dimensão. Chamava-se Lisboa-Praia. Tornou-se também um local de veraneio da burguesia lisboeta, que vinha a banhos de cacilheiro desde o Terreiro do Paço, com escala na Trafaria e término na Cova do Vapor. Originalmente os cacilheiros eram barcos a vapor. E daí o nome Cova do Vapor.

[...]

---

The location:
Cova do Vapor, Portugal.

The Google map:
https://goo.gl/maps/9P3ednhsLFRVf2fP9


---

The Man on Wheels (website + store):
http://www.themanonwheels.com/

show more

Share/Embed