Os segredos da MIGRAÇÃO DAS AVES!
Planeta Aves Planeta Aves
1.07M subscribers
100,683 views
10K

 Published On Jul 20, 2023

A migração das aves é cercada de mistérios e dúvidas: como as aves migram? Como sabem a hora certa de migrar? Como as aves se orientam durante migração? E qual o destino das aves migratórias brasileiras? Essas são algumas das muitas questões respondidas no vídeo!

SEJA MEMBRO:
   / @planetaaves  

Migração (definição): entendemos como migração, as viagens que as aves realizam sazonalmente e repetidamente, viajando de um ponto A (área de reprodução) para um ponto B (áreas de alimentação, descanso, etc), em uma determinada época do ano, retornando posteriormente ao ponto A, completando o ciclo biológico.

Todos os anos chegam ao Brasil milhões de aves de várias espécies. Estas
espécies realizam migrações sazonais da América do Norte para a América
do Sul e vice-versa. Em algumas espécies, todos os indivíduos migram. Em outras, somente parte da população realiza migração. A distância percorrida varia entre as espécies, o papagaio-charão (Amazona pretrei), por exemplo, realiza pequenas migrações no sul do Brasil, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já o falcão-peregrino (Falco peregrinus) realiza migrações de longas distâncias, viajando mais de 15 mil quilômetros até o destino final, saindo do Ártico até o extremo sul da América do Sul.

Algumas referências bibliográficas utilizadas:
Peter J. Hore & Henrik Mouritsen. The Quantum Nature of Bird Migration. Scientific American 326, 4, 26-31 (2022).

Wynn, J, Padget, O, Mouritsen, H, Morford, J, Jaggers, P e Guilford, T., Magnetic stop signs signal a European songbird's arrival at the breeding site after migration. Science (2022).

Kishkinev et al., Navigation by extrapolation of geomagnetic cues in a migratory songbird. Current Biology (2021).

Somenzari, Marina, et al. An overview of migratory birds in Brazil. Papéis Avulsos de Zoologia 58 (2018).

Fijn, Ruben C. et al. Arctic Terns Sterna paradisaea from the Netherlands migrate record distances across three oceans to Wilkes Land, East Antarctica. Ardea, 101, p. 3-12 (2013).

show more

Share/Embed