4 motivos que levam a disfunção erétil psicológica
Dr. Octávio Bertti Dr. Octávio Bertti
42K subscribers
12,339 views
538

 Published On May 7, 2022

Porque a ansiedade causa disfunção erétil?

A disfunção erétil pode atingir cerca de 10% da população masculina em geral após os 40 anos de idade . Entretanto, 70% dos casos de disfunção podem ser devida a causas psicológicas .

Apesar de serem muito variadas, as causas orgânicas relacionadas com patologia vascular como a diabetes, a hipertensão e a arteriosclerose constituem a primeira causa de DE em homens com mais de 50 anos de idade.

Os fatores psicológicos isolados aparecem sobretudo em homens mais jovens, abaixo dos 35 anos de idade, e o mais comum é haver uma etiologia mista – fatores psicológicos e orgânicos.

A adrenalina secretada no corpo durante o estado de ansiedade, produz, além de outros sintomas, contrações musculares, que reduzem o fluxo sanguíneo na região peniana, levando à perda da ereção.

 O homem pode ter medo de falhar mais de uma vez ou se sentir inibido quando se relaciona com alguém que desperte atenção especial. A falta de controle ejaculatório também pode ser responsável pelo problema. O medo de ejacular muito rápido, de não dar prazer à parceira e de não conseguir a penetração que considera ideal cria uma ansiedade tão grande que faz ele não conseguir atingir a ereção durante o ato sexual.

A sintomatologia ansiosa, depressão, baixa autoestima e autoconfiança, medo de rejeição que acontecem devido ao medo do fracasso na relação sexual podem causar o problema .

Dentre as causas psicológicas =

1.Ansiedade de desempenho as expectativas socioculturais exigentes em relação à masculinidade e virilidade, que assumem implicitamente que os homens devem estar sempre prontos e com desejo sexual, bem como a desvalorização dos aspetos afetivos na vivência da sexualidade masculina também contribuem para o fator que se segue .

 Dentro da ansiedade de desempenho inclui-se naturalmente o medo de falhar, de não corresponder às expectativas do/a parceiro/a, ao medo de perder o controle ou ainda ao medo de contrair uma doença.

A ansiedade de desempenho inibe a ereção por aumentar o tónus simpático, dificultando o relaxamento do músculo liso cavernoso necessário para a ereção.

2.Questões relativas à imagem corporal (se o homem se sente insatisfeito com a sua aparência corporal) ou a questões relacionadas com outros fatores causadores de stress, sejam eles a nível relacional, laboral, financeiro ou outros.

3.Há ainda outros fatores que poderão intervir no surgimento e/ou manutenção da disfunção erétil, nomeadamente a depressão (que por si só diminui a líbido, bem como alguns medicamentos antidepressivos) ou o trauma psicológico relacionado a fatores do desenvolvimento psicossexual (medo da sexualidade ou da intimidade, ou ainda questões ligadas à aceitação da orientação sexual e/ou da identidade de género), sobretudo do trauma ligado à vivência de situações precoces de abuso sexual.

4.Conflitos a nível conjugal, bem como problemas sexuais do/a parceiro/a desempenham um grande papel na etiologia psicológica da disfunção erétil.

Gostou do vídeo? Deixe seus comentário e compartilhem com quem mais você ama. A missão do nosso canal e levar informações importantes pra sociedade.

Instagram:   / droctaviobertti.urologista  
YouTube:    / dr. octávio bertti  
Facebook:   / droctaviobertti  

Quer receber uma dica nova toda semana? Clique no link 👉 http://bit.ly/3aJ1I3h

Agendamento:
- Contato: 12 3512-3928
- WhatsApp: 12 97402-6261

Acesse: https://www.doctoralia.com.br/z/oi6k0L

Dr. Octávio Bertti
DIRETOR TÉCNICO MÉDICO
CRM 119539 | RQE 48417

Confira mais informações e convênios atendidos:
https://octaviobertti.com.br/
#impotenciasexual #disfuncaoeretil #urologistasjc

show more

Share/Embed