Web denúncia vai ajudar no combate ao crime em São Paulo
Disque Denúncia Disque Denúncia
1.82K subscribers
460 views
5

 Published On Dec 16, 2013

Fonte: Jornal Nacional

O Disque-Denúncia de São Paulo disponibilizou na internet uma nova ferramenta para ajudar no combate ao crime. E quem usar o serviço tem a garantia de anonimato.

Muita gente já tem a câmera na mão. Agora, pode usá-la contra o crime. Com o celular, um cidadão fotografou o que seria o carro de um traficante de São Paulo. A denúncia, feita pela internet, já está sendo investigada.

"A grande novidade é a inclusão de arquivos de todo tipo: fotos, vídeos, áudios, documentos escaneados. Isso enriquece muito a denúncia e facilita ainda mais o trabalho policial", explica José Roberto Bellintani, superintendente-executivo do Instituto São Paulo Contra a Violência.

O Web Denúncia complementa o Disque-Denúncia, que existe há 13 anos em São Paulo e já ajudou a esclarecer mais de 200 sequestros e 2 mil assassinatos.

No dia 26 de abril, uma pessoa telefonou e informou o endereço de um possível criminoso. Foi onde a polícia prendeu, horas depois, um suspeito de atear fogo na dentista Cíntia Moutinho de Souza, que morreu carbonizada dentro do consultório.

No dia 10 de junho, outro cidadão ligou para passar um endereço. Ali foi preso um suspeito de matar o dono de uma pizzaria e o sobrinho dele, um dia antes.

Mas só 10% das ligações atendidas servem mesmo para investigação policial. É que muita gente telefona para falar da falta de luz, da falta de água, do barulho no vizinho, do buraco na rua. Também tem aqueles que ligam para comunicar um crime acontecendo naquele momento, um assalto, por exemplo. Só que, nesses casos, deve-se discar o número 190, da Polícia Militar. O novo sistema de denúncia pela internet já barra isso tudo.

A página só aceita denúncias de crimes graves e que já aconteceram. Como, por exemplo, homicídios, latrocínios -- que são os assaltos seguidos de morte -- e roubos. Segundo a ONG que presta o serviço ao governo do estado, o site é seguro. As informações são todas codificadas, e o computador de quem denuncia não fica registrado. A pessoa ainda recebe uma senha para acompanhar a investigação.

"O cidadão pode confiar, como vem confiando no Disque-Denúncia. O Web Denúncia é o mesmo serviço", assegura José Roberto Bellintani.

show more

Share/Embed