O que levar para o Caminho de Santiago de Compostela (Primitivo)
Maita Franco Maita Franco
1.59K subscribers
24,517 views
1.2K

 Published On Apr 9, 2022

Vídeo com informações do que levar para o Caminho de Santiago de Compostela. Dicas sobre mochilas, botas, tênis, meias, roupas, higiene, medicamentos, eletrônicos e mais.

Percorri o Caminho Primitivo de Santiago do dia 25 de abril a 09 de maio de 2022. Foram 15 etapas:
1 . Oviedo - Grado (26,95km) - Albergue de Peregrinos de Oviedo e Albergue Villa de Grado.
2 . Grado - Salas (22,08km) - Albergue Valle del Nonaya (Salas).
3 . Salas - Tineo (24km) - Albergue La Plaza (Tineo).
4. Tineo - Albergue Samblismo (21km) - Albergue de Peregrinos Samblismo (Hospitales).
5. Albergue Samblismo - Berducedo (23,72km) - Albergue Camiño Primitivo (Berducedo).
6. Berducedo - Grandas de Salime (20,15km) - Albergue Municipal El salvador (Grandas de Salime).
7. Grandas de Salime - A Fonsagrada (26km) - Albergue Cantábrico (A Fonsagrada).
8. A Fonsagrada - O Cádavo (25,23km) - Albergue Porta Santa (O Cádavo)
9. O Cádavo - Vilar de Cas (14km) - Albergue A Pociña de Muñiz (Vilar de Cas).
10. Vilar de Cas - Lugo (16km) - Albergue de Peregrinos de Lugo (Lugo).
11. Lugo - San Roman de Retorta (21,25km) - Albergue O Cándido (San Roman de Retorta).
12. San Roman de Retorta - Melide (28km) - Albergue Arraigos (Melide).
13. Melide - As Quintas (21,37km) - Taberna Heidi's Place (As Quintas).
14. As Quintas - O Pedrouzo (15,88km) - Albergue Mirador de O Pedrouzo (O Pino).
15. O Pedrouzo - Santiago de Compostela (24km) - Albergue Seminário Menor (Santiago de Compostela).

Considerações:

Na mochila levei coisas demais, deixaria para trás o conjunto de segunda pele, a jaqueta de plumas, a calça de chuva e muitos dos pequenos acessórios: doleiras, cadeado, corda, prendedores de roupa, cobertor de emergência.

Fui com a bota Salomon e levei o chinelo Havaianas, os dois me bastaram. Não levei o tênis.

Usei dois APPs para me informar e localizar: Buen Camino e Wikiloc. O Buen Camino é um APP gratuito excelente, por ele escolhi os albergues, estava mais atualizado que o site Gronze. Já o Wikiloc dá um sinal de alerta quando você erra a trilha, ele não foi imprescindível, pois a sinalização estava boa, mas ajudou.

Comprei um bastão ($5,99 euros), usei poucas vezes e acabei esquecendo-o em Vilar de Cas. Desde então caminhei com cajados (galhos) que encontrei pelo caminho.

Não se preocupe em adquirir a Vieira e a Credencial do Peregrino no Brasil, no caminho eles são facilmente encontrados e por preços bem mais baixos que os daqui. Comprei minha credencial do Caminho Primitivo no primeiro albergue que me hospedei, o Albergue de Peregrinos de Oviedo (Albergue El salvador). Comprei a credencial por 1 euro.

Para chegar a Oviedo peguei um voo direto de Curitiba (PR/Brasil) para Madrid (Espanha), de Madrid fui de trem para Oviedo (Astúrias).

Fui com os albergues reservados, chegando lá vi que muitos estavam vazios, então desreservei os localizados antes do encontro dos Caminhos Primitivo e Francês (a partir de Melide). Assim ganhei liberdade para escolher onde ficar durante o percurso.

Existem albergues públicos e privados, nos públicos não é possível fazer reserva.

Gostei de todos os Albergues que fiquei, abaixo falo sobre os meus preferidos:

Albergue El Salvador (Albergue de Peregrinos de Oviedo): O lugar é imenso, muitos quartos, camas, banheiros, refeitório com máquinas de café e snacks. Como o albergue estava vazio, colocaram um peregrino em cada quarto, paguei 8 euros por um quarto só para mim.

Albergue Valle del Nonaya, localizado no centro histórico de Salas, colado à igreja principal. Tem camas com cortininhas, banheiro com sabonete e shampoo. A família hospitaleira foi ótima. Paguei 14 euros com o café da manhã incluído.

Albergue Samblismo: estrategicamente localizado no início da Rota de Hospitales, é um albergue pequeno e acolhedor, mesmo fora da temporada aconselho reservar antecipadamente. O hospitaleiro Javier fez um jantar espetacular, de tão bom foi até aplaudido. Paguei 14 euros + 8 euros (jantar e café da manhã).

Albergue A Pociña de Muñiz: o meu predileto. O albergue é enorme, ótima estrutura (cozinha, quartos, banheiro, lavanderia, jardim). Decorado com muito bom gosto, tem dependências aconchegantes. Fica localizado em Vilar de Cas (área rural), que está a 15 km antes de Lugo. Também está a 800m. de Soutomerille, um pequeno e belo povoado abandonado. Paguei 18 euros (compartilhado). Comida ótima (paga a parte).

Albergue de Peregrinos de Lugo: albergue municipal, tem excelente localização, está praticamente encostado na Muralha Romana. Paguei 8 euros. A cozinha não estava equipada.

Albergue Seminário Menor (Santiago de Compostela): lugar gigantesco com dezenas de quartos e centenas de camas. Fica a 15 minutos da catedral, é bem localizado, tem máquinas de café e snacks espalhadas por seus corredores imensos, tem refeitório, cozinha e lavanderia equipadas. O albergue é bastante movimentado. Há quartos compartilhados e individuais. Paguei 19 euros (quarto individual).

show more

Share/Embed