CARTAS PARA O FUTURO: que cidades sonhamos na pós pandemia?
aurbufal aurbufal
3.3K subscribers
354 views
40

 Published On Premiered Nov 15, 2020

Este produto audiovisual foi produzido no contexto da pandemia de Covid-19 por 16 estudantes de disciplina realizada remotamente de mesmo nome "CARTAS PARA O FUTURO: que cidades sonhamos na pós pandemia?". São cinco filmes-carta que relatam fábulas de outros mundos, outras cidades e outras formas de habitar a terra.

Autores: Adna Costa, Alysson Melo, Caio Gusmão Ferrer, Euclides Neto, Eduarda Leite, Gessitânio Júnior, , Hilda Marinho, Kessy Oliveira, Maria Clara Gomes, Mariana Lira, Mariane Nascimento, Mayara Silva, Natália Vieira, Nycollas Augusto e Séfora Ferton.

Docentes facilitadores/orientadores: Caroline Gonçalves e Diana Helene

Área de estudo: Planejamento, Urbanismo e Paisagismo

Período de realização: 01/06/2020 a 26/06/2020

Ementa: A pandemia de COVID 19 e as medidas anunciadas pela OMS para sua contenção pautadas no distanciamento e isolamento social, impactam diretamente nas dinâmicas socioespaciais que configuram as cidades: convívio, trocas/interação, circulação de pessoas e mercadorias. É um momento de crise, econômica, política e social, mas também de oportunidade de rever o futuro de nossas cidades. Muitas problemáticas urbanas, já existentes anteriormente, têm se mostrado motores da criação de grandes desigualdades em relação a vulnerabilidade à doença. Dados ainda recentes sobre as consequências da pandemia apontam que os mais pobres, pessoas racializadas, mulheres, pessoas fora da norma cisheterosexual, moradores de periferias urbanas e territórios populares com falta de infraestrutura urbana e/ou aqueles em situação de alojamento precário estão pagando os custos mais altos da crise atual. Não há volta ao normal, dificilmente as coisas serão como antes, experienciar os espaços públicos da cidade será ressignificado. As crises são momentos propícios para pensar outras formas de habitar o mundo. Nesse sentido, propomos com esse curso sonhar futuros contra-hegemônicos para nossas cidades.

show more

Share/Embed