NFe - Tudo sobre NOTA FISCAL ELETRÔNICA em 5 minutos
STi3 Sistemas STi3 Sistemas
7.82K subscribers
151,191 views
3.6K

 Published On Dec 11, 2020

A Nota Fiscal Eletrônica ou NFe é um importante documento que faz parte da rotina de muitas empresas! Nesse vídeo, vamos explicar de uma maneira bem simples tudo sobre a emissão de nota, para que você entenda de uma vez por todas como funciona uma nota fiscal eletronica!

Em primeiro lugar é preciso entender que a nfe chegou pra modernizar a emissão de notas fiscais no Brasil, substituindo assim a nota fiscal em papel, os famosos talões de notas. Ela funciona de forma totalmente digital, o que torna tudo muito mais rápido e com menos custos para as empresas.

Para que a nota fiscal eletronica é utilizada?

A NF-e serve para documentar a circulação de mercadorias e as prestações de serviços em todo o Brasil. Resumindo, a nota fiscal precisa ser emitida sempre que acontecer a movimentação de algum produto, seja uma venda, uma devolução ou uma movimentação entre filiais.

Vantagens da NF-e:

📍 Otimiza o tempo;
📍 Diminui os custos;
📍 Traz confiança para seu cliente;
📍 Não necessita de armazenamento físico.

O que preciso para emitir uma nota fiscal eletrônica?

📍 Um certificado digital;
📍 Solicitar o credenciamento na SEFAZ.

Como é uma NFe?

Diferente do que algumas pessoas pensam, a impressão da nota não é a nota fiscal, é um documento auxiliar chamado DANFE. Ele é apenas uma representação impressa da nota que contém principais informações e serve para acompanhar o transporte das mercadorias. Mas esse não é o documento que é válido fiscalmente.

A Nota Fiscal Eletrônica em si, é um documento totalmente eletrônico no formato XML. Ele é parecido com um arquivo de texto e que contém todas as informações que precisam ser enviadas para o fisco. Por ser o documento, que é válido fiscalmente, esses arquivos precisam ser armazenados digitalmente por 5 anos.

Como emitir uma nfe?

📍 Passo 1: Gerar a NF-e;
📍 Passo 2: Enviar para SEFAZ;
📍 Passo 3: Enviar para o cliente.

Para isso, é necessário utilizar um emissor nfe, que pode ser o emissor gratuito do Sebrae ou utilizar um sistema de gestão que faça essa emissão fiscal. A vantagem de utilizar um sistema de gestão, é que ele já preencherá automaticamente vários campos, deixando o processo muito mais rápido e prático (1 clique somente). Já com o emissor gratuito, nem sempre é assim, muitas vezes será necessário preencher os campos manualmente.

Ao final de tudo isso, outra obrigação das empresas é enviar os arquivos ficais mensalmente para o contador. Se for utilizado um sistema de gestão, esse envio será feito automaticamente para ele já com todos os arquivos necessários.

Um empreendedor que sempre está em busca de uma gestão empresarial mais eficiente, já entendeu que é muito importante otimizar o seu tempo para dar foco no negócio, naquilo que ele é muito bom e que faz a diferença. Por isso, utilizar um sistema de gestão e automação comercial traz muitos benefícios pra empresa. E o sistema de gestão da STi3 tem muitos recursos para gerenciar o negócio, além de fazer todas as emissões fiscais necessárias que mostramos nesse vídeo de maneira simples e intuitiva.

Aqui no canal da STi3 Sistemas você encontra dicas de empreendedorismo para o varejo. Se inscreva, porque temos conteúdo novo toda semana que pode ajudar a simplificar a gestão do seu negócio!

--------

🚀 Simplifique a Gestão dos seus negócios! Conheça nosso sistema para lojas, uma solução para a gestão e emissão fiscal específica para o comércio varejista. Nosso produto é claro, fácil de usar e completo, com recursos e ferramentas essenciais para o controle da sua empresa!

Conheça mais em: https://bit.ly/3Gpc1sj

✅ Gostou desse vídeo?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Para seguir:   / sti3sistemas  

show more

Share/Embed