Canto de curió vi teu teu!
Cantos de passaros do brasil Cantos de passaros do brasil
26.8K subscribers
43,909 views
361

 Published On Aug 11, 2023

Curió vi teu teu clássico cantando solto na natureza repetindo muito!
O curió está distribuído por uma imensa área ao leste dos Andes, leste da Colômbia, Venezuela, Trindade e Tobago, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, a maior parte do Brasil (exceto o extremo sul), leste do Equador, leste do Peru, norte e leste da Bolívia, leste do Paraguai ao nordeste da Argentina. A ave está presente em quase todo território nacional. Está distribuído da Região Amazônica ao Rio Grande do Sul, passando por estados da região Centro-Oeste. É encontrado, também, em quase todos os países da América do Sul, com exceção do Chile. Habita as regiões litorâneas brasileiras e, principalmente, no litoral paulista. A espécie é amplamente difundida e geralmente bastante comum em seus habitats naturais: clareiras arbustivas, florestas e bordas de florestas úmidas, principalmente abaixo de mil metros de altitude, algumas até 1 500 metros.

Alimentação!
Na maioria das vezes, o curió alimenta-se de alguns insetos e de várias sementes, mas possui preferência pela semente do capim-navalha (Paspalum virgatum), subindo nos pendões de capim ou catando-as no chão. Essa espécie é conhecida por possuir um canto que compõe-se em uma frase melodiosa e fluente, destacando-se pelo famoso "assobio" ou "canto corrido", o qual contém uma séries de assobios descendentes bastantes fortes. Assim, conferindo uma vocalização ímpar entre os diversos pássaro que são encontrados no território brasileiro. Essa característica singular desperta afinidade entre os criadores amadores e profissionais, pois, além da beleza do canto dessa ave, o prêmio em competições de canto para o curió-campeão pode chegar ao valor de um carro novo.

Torneios de canto
Os criadores possuem preferência pelos pássaros que apresentam o canto com "repetição" (pela classificação dos tipos de canto, esse tipo caracteriza-se por ter entrada, módulo de repetição e fechamento) e o canto "fibra" (caracteriza-se quando um macho adulto canta estando próximo de outro macho adulto). Para participar do concurso, não há distinção do tipo de canto, podendo ser, por exemplo, com repetição ou sem repetição. Existe um torneio chamado "Presa" que é realizado no Norte do Brasil (Pará e Amazonas), no qual as aves que vivem em cativeiro são transportadas para um território de outra ave salvagem para estimular uma competição entre eles. Quando o pássaro livre identifica o outro que foi introduzido e começa a cantar na tentativa do afastar para intimidar o "intruso". O indivíduo selvagem pousa na gaiola e é agarrado pela ave que é criada em cativeiro, a briga finaliza quando o proprietário intervém e retira o selvagem, que é colocado em liberdade. O vencedor é aquele que, através de uma testemunha, tiver coletado e libertado um maior número de aves selvagens. Essa competição pode ser considerada negativa, pois há uma provocação e, consequentemente, é gerado um certo estresse no animal e graves ferimentos, o que pode levar a um possível óbito.

show more

Share/Embed