Dor Lombar: qual médico procurar?
Dra. Rostanda Meireles Dra. Rostanda Meireles
8.59K subscribers
6,526 views
166

 Published On Jul 20, 2021

Dor Lombar: qual médico procurar?

Consulte o ortopedista de sua confiança

Dra. Rostanda Meireles
CRM 127.932
RQE 27378
Ortopedista e Traumatologista
Especialista em Quadril SP

✔ Mande uma mensagem no Instagram: https://bit.ly/3wwMp81
✔ IOCB Ortopedia: https://bit.ly/3gLQjka
✔ Ultra Sports Science: https://bit.ly/31L6QRe

Convidada: Dra. Claudia Giannini Macedo - Reumatologista
Quando você vai procurar o ortopedista ou o reumatologista?
Eu atendo muito a dor lombar no consultório. Quando eu desconfio e encaminho para a Dra. Cláudia? Pacientes que são do sexo masculino, menos de 40 anos e que tenha uma dor mais inflamatória e sacrilíaca, nádega, às vezes uma história familiar, alguns sintomas cervical associado, então eu costumo ligar para a Dr. Cláudia para juntas esclarecermos alguns pontos.
Quando a dor lombar sugere ser algo reumatológica?
Paciente jovem:
Existe um grupo de doenças que a gente chama de espondiloartrites, que são doenças que acometem o eixo da coluna (vou falar de dor lombar, mas pode ter quadro de dor articular), que tem um processo mais inflamatório nesse eixo da coluna no qual ele pode pegar as articulações sacrilíacas, então o paciente muitas vezes refere como dor da nádega e a parte lombar e essa dor pode ser ascendente e esse paciente qual é a característica?
Normalmente é um paciente que iniciou com dor antes dos 45 anos de idade, então o paciente pode ter até mais idade, mas a característica da dor já é aquela dor bem crônica, aquela dor de anos (desde que tinha 20, 30 anos). Ele está muito jovem pra ser uma dor pra ser um processo degenerativo, uma osteoartrose. Isso já acende um sinal de alerta.
Que horas que dá essa dor? Essa dor vem quando faz esforço? Porque tem algumas situações em que o paciente faz muito esforço, não de maneira adequada, levanta muito peso, flete muito a coluna. Parece que é uma dor que veio por algum movimento que foi feito. Mas essa dor que ascende o sinal de alerta do dermatologista geralmente é uma dor que vem mais desencadeada ao repouso, então o paciente muitas vezes está dormindo e com o movimento até melhora.
Um exame de sangue específico também auxilia no diagnóstico, mas o principal é avaliar a característica dessa dor lombar.
Tem algumas situações que a gente tem que trabalhar juntas mesmo.

show more

Share/Embed