O que é hérnia de hiato? Como se trata?
Desvendando a medicina Desvendando a medicina
21.6K subscribers
147,845 views
9.7K

 Published On Nov 25, 2021

👇👇🏻👇🏼👇🏾RECADOS IMPORTANTES 👇🏾👇🏼👇🏻👇
Responsáveis pelo canal:

👩‍⚕️Thanielle Simionato
Médica , Cirurgiã Geral e Ap. Digestivo
CRMRS 36844/ RQE 28425/ RQE 32295
CRMSC 29740 / RQE 19657/ RQE 19658

👨🏻‍⚕️Vinícius Borgmann
Médico, Cirurgião Geral e Oncológico
CRMRS 36845/ RQE 28410/ RQE 35445
CRMSC 29615 / RQE 19602 / RQE 19599

👉🏻 As informações contidas nos vídeos NÃO pretendem substituir a consulta ao profissional médico, trata-se de vídeos meramente educativos, objetivando apenas orientar e ajudar a entender melhor doenças que acometem a população
👉🏿A Medicina é uma ciência em constante mudança e quando divulgamos um vídeo novo utilizamos as informações baseadas no que temos disponível na literatura naquele momento. Por isso, os vídeos podem ficar desatualizados com o passar do tempo.



====================================================================

Atendo mta gente no consultório que relata ter hérnia de hiato… muitos deles não sabem oq é isso.
E pra explicar um pouco melhor sobre oq é isso, primeiro precisamos entender um pouco da ANATOMIA na região.

Quando nos alimentamos, a comida desce pelo esôfago, que nada mais é do que um cano que leva a comida até o estômago, que parece uma bolsinha, e é lá que se inicia a digestão dos alimentos.

O Esôfago fica dentro do tórax enquanto o estômago fica no abdome, ou seja, na barriga.

Entre o tórax e o abdome existe um musculo chamado DIAFRAGMA que, além de separar esses dois, também ajuda na respiração.

E nesse músculo existe um buraco para a passagem do esôfago. Esse buraco se chama HIATO ESOFAGICO.

A hérnia de hiato é quando esse buraco está aumentado e permite a passagem do estômago por ele.

Ainda na parte de ANATOMIA, precisamos entender que existem três tipos de hérnia de hiato. A por deslizamento, mais comum, consiste no deslocamento do esôfago pelo hiato, a paraesofágica, a junção entre esôfago e estômago está ok, mas a parte do estômago chamada FUNDO passa através do hiato esofágico. E a mista, que é quando existe a de deslizamento E a paraesofágica.

Mas pq isso acontece?

Isso pode acontecer por diferentes causas:

1º) com o passar dos anos existe uma “frouxidão” da região
2º) aumento da pressão intra-abdominal que “empurra os órgãos para fora” como em casos de sobrepeso e obesidade
3º) a presença de refluxo a longo prazo poderia levar a uma esofagite que teria o potencial de “encurtar o esôfago” trazendo o estômago para cima.


E quais são os sintomas?

A maioria das pessoas com HH não apresentam sintoma nenhum; os sintomas mais comuns relacionados a esse problema são devido ao refluxo gastroesofágico que existe na região. Isso pq, com o deslocamento da junção do esôfago com o estômago, o fechamento que impediria do suco gástrico refluir pro esôfago não existe mais, causando sintomas como AZIA, DOR NO TORAX, QUEIMAÇÃO, TOSSE, SENSAÇÃO DE BOLA NA GARGANTA, ENTRE OUTROS. JÁ CONVERSAMOS SOBRE ESSE ASSUNTO AQUI NO CANAL, SE VC QUISER SABER MAIS CLIQUE NO CARD AQUI EM CIMA.

Em casos onde a hérnia é muito grande e que grande parte do estômago está projetada para o tórax os sintomas podem ser dor no peito, dificuldade para se alimentar, vômitos e emagrecimento.

Mas e o tratamento? É preciso tratar sempre?

Se a hérnia for pequena e assintomática, não é preciso nenhum tratamento.
Quando existem sintomas de Refluxo, como conversamos antes, pode se optar por tratamento clinico para o refluxo conforme conversamos no vídeo sobre o assunto, com medicação e medidas comportamentais (como cuidados com a dieta, perder peso, entre outros). Mas tb pode-se optar pelo tratamento cirúrgico. Que seria trazer o estômago novamente para dentro da cavidade abdominal e fazer uma nova válvula para tentar impedir o refluxo do conteúdo gástrico (esse procedimento se chama FUNDOPLICATURA).

Existem algumas situações em que a cirurgia é a primeira opção, como em hérnias muito volumosas ou nos casos em que existe a hérnia paraesofágica. Basicamente a cirurgia é a mesma.

show more

Share/Embed